top of page

Abóbora (Cucurbita pepo L.)

Cucurbita pepo pertence à família Cucurbitaceae. Encontra-se sobretudo na América do Norte e no México, embora atualmente já seja cultivada um pouco por todo o mundo. É uma planta com propriedades terapêuticas conferidas pelos constituintes do óleo extraído das suas sementes.

 

A abóbora possui uma ação muito benéfica para o sistema genito-urinário do homem, especialmente ao nível da próstata. É tradicionalmente utilizada no tratamento de patologias urinárias associadas à Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), uma doença com prevalência elevada nos homens a partir dos 50 anos de idade.

Estudos científicos revelaram, com a utilização de Cucurbita pepo, um alívio dos sinais e sintomas da HBP, isto é, redução do tamanho da próstata com consequente melhoria ao nível da micção repetida característica desta patologia. Isto deve-se, sobretudo, ao seu conteúdo em cucurbitacinas (ação anti-inflamatória). [1]

 

Esta planta é muito rica em compostos naturalmente ativos. Contém ácidos gordos, designadamente ácido oleico (ómega 9), ácido linoleico (ómega 6), ácido palmítico e ácido esteárico. Os dois primeiros, sendo ácidos gordos insaturados, são bastante importantes para combater a inflamação e reduzir os níveis elevados de LDL-colesterol ("mau colesterol") no sangue.

Possui tocoferóis, esqualeno e carotenóides (luteína e caroteno), contribuindo para o poder antioxidante desta planta. Contém, ainda, vários minerais, tais como selénio, zinco, cálcio, cobre, ferro, manganês, fósforo e potássio. Isto confere uma melhoria da tonicidade dos músculos da bexiga e, consequentemente, um melhor controlo da micção e uma desobstrução da próstata.

 

Esta planta atua inibindo a 5-alfa-redutase, enzima responsável pela conversão da testosterona em dihidrotestosterona (DHT). A DHT contribui para o aparecimento da HBP. Logo, havendo uma redução da síntese de DHT, há uma prevenção ou mesmo melhoria desta patologia. [1]

 

Cucurbita pepo é, então, uma planta medicinal com propriedades farmacológicas relevantes ao nível do sistema urinário e da próstata, essencialmente pelo seu efeito anti-inflamatório, antioxidante e tonificante. É eficaz no combate à inflamação da próstata, bexiga, rins, vias urinárias, fígado, baço e pele.

A sua toma está indicada como adjuvante na prevenção e tratamento da HBP e outras patologias da próstata e bexiga.

 

De acordo com alguns estudos, Cucurbita pepo apresenta uma ação sinérgica (potenciação de efeitos) com outras plantas com propriedades terapêuticas para a próstata e sistema urinário, salientando-se a Palmeira da flórida (Serenoa repens) e a Ameixa Africana (Pygeum africanum). [2]

 

A Abóbora tem, ainda, outros efeitos. Tem uma ação diurética, antiemética (prevenção e controlo de náuseas e vómitos) e ligeiramente sedativa. É útil na eliminação de vermes e parasitas, do género ascaris e oxiúros em particular. É antioxidante e anti-neoplásica. [3]

 

Apresenta, também, uma ação hipoglicemiante moderada, uma vez que contribui para a redução dos níveis plasmáticos de glicose no sangue. [3]

 

Referências:

[1] Rahman M. Effect of Pumpkin Seed (Cucurbita pepo L.) Diets on Benign Prostatic Hyperplasia (BPH): Chemical and Morphometric Evaluation in Rats. World Journal of Chemistry. 2006; 1 (1): 33-40.

[2] Heeok H., Chun-Soo K., Sungho M. Effects of pumpkin seed oil and saw palmetto oil in Korean men with symptomatic benign prostatic hyperplasia. Nutrition Research and Practice. 2009; 3 (4): 323-327.

[3] Yadav M., Jain S., Tomar R., Prasad GB., Yadav H. Medicinal and biological potential of pumpkin: an updated review. Nutr Res Rev. 2010; 23 (2): 184-190.

 

Clique e veja o(s) produto(s) que contém:

 

bottom of page