top of page

FÓRUM SAÚDE

A ProduNats criou um espaço a pensar em si. Aqui pode obter todas as informações que desejar. 

A ProduNats disponibiliza profissionais da área da saúde que o podem aconselhar ou esclarecer.

Sugestões mensais

Cataratas - Uma das Patologias Oculares que mais leva à Cegueira

 

A visão é um dos cinco sentidos essenciais à vida humana. Perturbações a este nível, ou mesmo a sua ausência, representam um grande abalo na qualidade de vida de um indivíduo, com repercussões psicológicas e sociais.

As doenças oculares apresentam uma prevalência bastante elevada na população em geral, estimando-se que afetam 4 milhões de portugueses (Direção Geral da Saúde, 2007).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as cataratas são a causa de 51% dos casos de cegueira em todo o mundo. É uma doença que pode afetar jovens, mas é muito comum em idades mais avançadas (6 em cada 10 doentes com mais de 60 anos de idade). Em Portugal existem cerca de 170 mil pessoas com cataratas, das quais 35 mil estão cegas (Direção Geral da Saúde, 2007).

No interior do olho humano existe o cristalino, localizado atrás da íris e à frente da retina (película nervosa sensível). O cristalino funciona como a lente de uma máquina fotográfica, uma vez que é responsável pela focagem das imagens captadas do exterior e transmitidas, posteriormente, ao cérebro (pela retina). Para que tudo funcione corretamente (visão saudável) é necessário que o cristalino seja totalmente transparente, para que a luz possa atravessá-lo e ser captada pela retina.

 

 

As cataratas consistem, então, na opacificação do cristalino, isto é, na perda da sua transparência. Tal facto vai impedir que a luz alcance a retina (parcial ou completamente), danificando a visão, que fica turva. Outros sintomas desta patologia são maior sensibilidade à luz e diminuição da visão noturna. É um processo que se vai instalando e agravando no decorrer do envelhecimento, embora possa dever-se também a determinadas doenças crónicas (glaucoma, miopia de alto grau, diabetes e patologias imunológicas, por exemplo), ao uso de alguns medicamentos (corticosteroides) ou a fatores hereditários. 

A manutenção de uma visão saudável é, portanto, prioritária para todos, em especial para aqueles que têm maior propensão ou já padecem de alguma patologia ocular. A prevenção torna-se indispensável na redução da morbilidade, no atraso do aparecimento da doença e na evicção da mesma. Para a saúde ocular são de preferir a luteína e a zeaxantina, o selénio e o zinco, as vitaminas C e E e substâncias antioxidantes. Há, ainda, algumas plantas medicinais com propriedades benéficas para a visão como o Arando (Vaccinium myrtillus) e a Videira (Vitis vinifera).

Produtos: OpticNat, AntiOxi Nat.

A Reação Alérgica e os Principais Sintomas da Alergia Respiratória

 

 

O sistema imunitário tem, como principal função, a defesa do organismo humano contra agentes considerados estranhos. São os designados alergénios, que podem ser, por exemplo, ácaros domésticos, pólenes das árvores, pêlos de animais, alimentos (amendoins, ovos, marisco, leite, com glúten), medicamentos (penicilina) ou compostos químicos.Uma reação alérgica ocorre quando uma pessoa entra em contacto com uma substância a que é exageradamente reativa (apesar de inócua) e surge, habitualmente, poucos minutos após a exposição ao alergénio (reação de hipersensibilidade imediata). No entanto, no caso das reações de hipersensibilidade tardia, a resposta pode demorar várias horas.Depois do contacto com o agente causador de alergia, o organismo produz anticorpos específicos contra esse antigénio (molécula que induz uma resposta imunitária).

As imunoglobulinas do tipo E (IgE) são os anticorpos presentes nas reações alérgicas. Estes vão ligar-se aos mastócitos (células do sistema imunológico presentes sobretudo na pele e nas mucosas - tecido de revestimento - do nariz, dos olhos e da traqueia), que, por sua vez, vão libertar histamina (substância mediadora do processo inflamatório), responsável pelo aparecimento de sintomas. Tendo uma ação vasodilatadora, provoca um aumento de fluxo de sangue à área em causa.

Na rinite alérgica, tipo de alergia respiratória mais frequente, os alergénios aéreos entram no aparelho respiratório e causam inflamação, seguindo-se a produção de fluido no trato respiratório superior, olhos e nariz (na tentativa de expulsar do organismo as substâncias que estão a originar a alergia). Os sintomas mais característicos são, assim, o prurido (comichão) no nariz, na garganta e nos olhos (acompanhado de lacrimejo, inchaço e vermelhidão), a congestão nasal (nariz entupido), os espirros repetidos e a rinorreia (pingo constante no nariz). Face ao incómodo que estes provocam, é fundamental tratá-los e prevenir recidivas.

Produtos: AlergiNat.

As Vantagens da Alcachofra para a Saúde

 

A Alcachofra (Cynara scolymus) é uma planta medicinal com propriedades muito importantes para a saúde, principalmente no sistema hepático e biliar e no aparelho digestivo.

São vários os estudos clínicos que demonstram os seus benefícios. É um excelente protetor do fígado, mantendo-o saudável e funcionante ao longo do tempo. Torna-se particularmente eficaz na prevenção de doenças hepáticas (cirrose e hepatites) e no auxílio ao seu tratamento. Também incrementa o desempenho da vesícula biliar, pois estimula a secreção de bílis (fluido que participa na digestão, especialmente das gorduras) e é útil na litíase (existência de pedras nos canais biliares).

Possui a capacidade de reduzir a quantidade de gorduras (colesterol e triglicéridos) sintetizadas no fígado. Reduz os níveis sanguíneos de glicose e de ácido úrico e causa um abaixamento da pressão arterial. Uma das principais funções da Alcachofra é a depuração (desintoxicação) de todo o organismo. Quando a sua toma precede um tratamento específico de emagrecimento (por exemplo), a absorção deste é maior o que faz com que a sua eficácia também aumente.

Esta planta melhora o processo digestivo, diminui a sensação de enfartamento e o inchaço abdominal (elimina gases intestinais) e ajuda a aliviar náuseas e vómitos.

A Alcachofra tem, ainda, um efeito diurético (impede a retenção de líquidos) e laxante (facilita a expulsão das fezes).

Produtos: Eparmine (Comprimidos e Xarope) e HepaNat.

Saiba como é constituÍdo o Organismo Humano

bottom of page