GUARANÁ
O Guaraná (Paulinia cupana) é estimulante, aumenta a rapidez do pensamento e a resistência a esforços físicos e mentais, reduzindo, assim, a fadiga quer a nível físico quer a nível psíquico. É utilizado pelas suas propriedades energéticas e curativas.
Melhora a capacidade física e acaba com a sensação de cansaço. Possui a capacidade de melhorar as aptidões cognitivas (especialmente a memória). Tendo em conta as suas propriedades psicoativas, verifica-se uma melhoria no estado de alerta, na atenção e na sensação de bem-estar.
O Guaraná tem um efeito termogénico, fazendo com que haja perda de peso.
Provoca uma redução do apetite, o que explica a importância da sua inclusão em programas dietéticos.
Tem propriedades antioxidantes, pois inibe a lipoperoxidação lipídica. É útil no combate ao envelhecimento precoce, na prevenção do aparecimento de tumores e no tratamento da arteriosclerose.
A Planta Guaraná tem uma ação anti-inflamatória, inibindo a formação do ácido araquidónico (responsável pela formação de substâncias que participam no processo inflamatório). É analgésica, antibacteriana, antidiarreica, cardiotónica, diurética, vasodilatadora e revigorante. Pode ser utilizada no tratamento de enxaquecas, nevralgias (dor intensa nos nervos periféricos), cefaleias, stress, estados depressivos, impotência sexual, dispepsia, diarreia e disenteria.