PLANTAS E INGREDIENTES DE S
Sabugueiro
Sambucus nigra
A utilização terapêutica desta planta está aprovada pela Comissão E alemã no tratamento da tosse, febre, constipação, bronquite e infeções do trato respiratório. É, então, uma planta medicinal muito importante para a saúde do sistema respiratório.
Mostrou, em alguns estudos, atenuar rapidamente os sintomas associados a episódios de gripe.
Sambucus nigra é expetorante (promove a expulsão das secreções brônquicas acumuladas - catarro ou expetoração), melhorando significativamente a obstrução pulmonar.
Proporciona uma melhoria da função respiratória nos doentes asmáticos.
Esta planta detém propriedades anti-inflamatórias (especialmente ao nível da garganta), diuréticas, eméticas e purgativas.
Pode ser igualmente utilizada contra a gota e doenças reumáticas. Ajuda a prevenir a obstipação, uma vez que é laxante.
Solda Branca
Galium mollugo
Esta planta protege o fígado.
Possui a capacidade de desagregar ou destruir “pedras” que apareçam no fígado ou na bexiga.
Tem propriedades antiespasmódicas. Previne a ocorrência de espasmos essencialmente no estômago, bexiga e intestino (evita o aparecimento de cólicas).
Galium mollugo pode, também, ser utilizada no tratamento da epilepsia e episódios de histeria.
Sulfato de condroitina
A condroitina é um glucosaminoglicano (heteropolissacárido) que, na forma de proteoglicano, forma a substância base da matriz extracelular do tecido conjuntivo.
Encontra-se em tecidos ósseos e cartilagíneos, sendo um dos principais componentes estruturais das cartilagens.
Promove a manutenção da estrutura e da função da cartilagem, exerce atividade anti-inflamatória ao nível da estrutura osteoarticular e inibe a ação das enzimas que destroem a cartilagem.
Sulfato de Glucosamina
A glucosamina é um amino-monossacárido presente no organismo humano, com funções relevantes ao nível do sistema osteoarticular. Participa na promoção e manutenção da estrutura e função da cartilagem e das articulações.
Estimula a produção de glucosaminoglicanos (GAGs) e inibe as enzimas responsáveis pela degradação articular e cartilagínea.