Rutina
Tomilho
Tomateiro
Uva Ursina
Videira
O consumo de Tomate e de produtos processados a partir deste alimento pode levar a uma redução de 25 a 30% do risco de cancro da próstata. Os Tomates são, de longe, a fonte mais rica em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o cancro, inclusive da próstata. O Licopeno é um caratenoide que confere a cor avermelhada ao tomate e pode ser encontrado em menos quantidades, na melância, na goiaba, no morango, e no mamão. Quanto mais intensa for a cor mais rico em antioxidantes será. É usado no tratamento de prostatites, hiperplasia benigna da próstata e na prevenção do cancro da próstata.
O Tomilho (Thymus vulgaris), família Lamiaceae, é um subarbusto aromático da família das Labiadas. Possui imensos benefícios devido às suas propriedades medicinais. É usado no combate a infeções de garganta e pulmonares, na asma e febre dos fenos e na eliminação de parasitas. Revigorante e tónico, usado como remédio respiratório.
A Uva-Ursina (arctostaphylos uva-ursi), é um subarbusto oriundo do Norte da Europa e da Ásia, que atualmente se encontra disperso pelas matas do Hemisfério Norte, Europa e América do Norte. Combate as infeções das vias urinárias decorrentes da hiperplasia benigna da próstata, cálculos urinários e inflamações crónicas renais. Combate também inflamações na boca, garganta, intestinos, orgãos genitais, inflamações da próstata e uretra, diarreias, disenterias, cistites e catarro. Tem ação diurética, anti-sética e anti-inflamatória sobre as vias urinárias, devido à presença de glicósidos flavonoides e arbutina. A arbutina, composto que corresponde a 10% do peso seco da planta, é absorvida em grandes quantidades pelo organismo e ao ser excretado pelos rins, sob a forma de hidroquinona, atua como anti-inflamatório e anti-sético ao longo do trato urinário. Por esse motivo as folhas de uva-ursina são úteis para o tratamento do aparelho urinário, seja uretrite, prostatite, pielonefrite ou cistite. Na maior parte dos casos os microorganismos tornam-se resistentes aos antibióticos, sendo a Uva-Ursina uma alternativa complementar muito válida nestes tratamentos.
As folhas da Videira (Vitis vinifera), são ricas em compostos polifenólicos que têm uma ação vasoprotetora. São usadas na insuficiência venosa crónica, pernas cansadas, varizes e hemorroidas. Os antocianósidos presentes na folha da Videira possuem uma atividade vitamínica P que ajuda a combater a insuficiência venosa e a fragilidade capilar cutânea. Os taninos favorecem o retorno venoso, evitando o inchaço, peso e desconforto. Os proantocianidóis presentes nas folhas são antioxidantes e ajudam a estabilizar o colagénio. A Videira ajuda nos problemas da visão (Degeneração Macular).
Click e veja o(s) produto(s) que contém:
A Rutina pertence ao grupo de flavonas derivadas, geralmente descritas como bioflavonoides. Este produto tem como ação o aumento da resistência capilar. A Rutina atua na bioquímica da via do ácido araquidónico, inibindo a síntese de prostaglandinas por inibição da prostaglandina síntetase e da ciclo-oxigenase. Inibe a ação dos leucotrienos por inibição da lipoxigenase. Como consequência do bloqueio da síntese de prostaglandina ocorre a lipólise estimulada pelas catecolaminas e hormonas lipolíticas. Reduz os processos inflamatórios por diminuição da histamina e por diminuição da permeabilidade capilar e ação vasoconstritora por bloqueio da síntese dos leucotrienos. A Rutina forma um complexo com os radicais livres, protegendo as estruturas vasculares contra a ação lesiva. É antilipoperoxidante, impedindo a oxigenação das gorduras. Atua sobre o colagénio e a elastina.