Hamamélia
Hamamelis virginiana
A Hamamélia era uma planta medicinal muito utilizada pelos nativos americanos.
Hoje é considerada pelos herbalistas uma das melhores plantas com ação anti-hemorrágica, de aplicação vantajosa em casos de insuficiência venosa.
Tem propriedades adstringentes e cicatrizantes, reduzem a permeabilidade vascular, exercendo uma ação vasoprotetora, aumentando a elasticidade das veias e a resistência capilar. A nível externo, a Hamamélia é usada no tratamento de úlceras (veias) varicosas, eczemas, couperose, conjuntivites, blefarites, úlcera da córnea, inflamações da orofarinfite, eritema, prurido e como homostático em pequenas hemorragias. Utilizada no tratamento de problemas circulatórios, flebites, pernas pesadas e cansadas, varizes, inflamação ocular, infeções gengivas, picadas, queimaduras e cortes na pele.
Harpago
Harpagophytum procumbens
Harpagophytum procumbens (da família Pedaliaceae) é vulgarmente conhecido como Harpago ou Garras do Diabo. É originário de Botswana, Namíbia e África do Sul. [1]
Esta planta apresenta como principal constituinte o harpagósido (glucósido iridóide), responsável pelas suas propriedades medicinais mais importantes. No entanto, outros constituintes como os b-sitoesteróis também exercem efeito terapêutico. [2]
Vários estudos realizados demonstraram que estes compostos são responsáveis pela potente ação anti-inflamatória e consequente efeito analgésico de Harpagophytum procumbens. Têm a capacidade de interferir no processo inflamatório, inibindo a síntese de eicosanóides (prostaglandinas, leucotrienos e tromboxanos - principais mediadores químicos da inflamação), através da inibição seletiva da cicloxigenase-2 (COX-2) e da 5-lipoxigenase (5-LOX).
Hipericão
Hipericum perforatum
Hipericão do Gerês
Hypericum androsaemum L.
Planta herbácea vivaz da flora da Europa Ocidental e Meridional e Próximo Oriente até ao Irão.
Em Portugal encontra-se em lugares sombrios e húmidos.
Utilizado nos doenças hepáticas, doenças do fígado, cólicas e cistites.
É um excelente diurético. Atua como digestivo ajudando a diminuir a acidez do estômago, facilitando o funcionamento da vesícula biliar.
As folhas são ligeiramente sedativas e estimulam as secreções gástricas e biliares.
Hortelã-Pimenta
Mentha piperita
A Hortelã-pimenta é utilizada há já muitos anos, pelas propriedades medicinais que apresenta.
É muito benéfica nos casos de gripe e constipações.
Possui uma ação antisséptica, logo é bastante vantajosa no tratamento de infeções respiratórias. Efeito anti-inflamatório da boca, garganta e trato respiratório.
É antiespasmódica, isto é, inibe a contração do tecido muscular liso, provocando o relaxamento da musculatura bronquial. Assim, acalma a tosse e facilita a passagem de ar pelos brônquios.