top of page

FEL DA TERRA

Centaurium erythraea

O Fel de Terra (Centaurium erythraea) tem uma ação relevante ao nível do sistema gastrointestinal.

Estimula as secreções gástricas, pancreáticas e hepatobiliares. É digestivo e colagogo (aumenta a produção da bílis).

 

Usado eficazmente contra a anorexia e falta de apetite (devido ao seu efeito amargo que favorece a fome). Uma das ações farmacológicas mais importantes desta planta é ser hipoglicemiante, reduzindo os níveis da glicémia.

Tem propriedades carminativas (contra a flatulência), diuréticas e anti-sépticas. Útil na inflamação, dor e febre. É tónico para os vasos sanguíneos, promovendo a circulação do sangue.

 

A causa mais comum de anemia é a falta de ferro (anemia ferropénica), uma vez que este mineral faz parte da molécula de hemoglobina, sendo, portanto, imprescindível para a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.

 

Este défice pode dever-se, essencialmente, a hemorragias (muito frequente na hemorragia menstrual em mulheres na pré-menopausa ou mesmo em idade fértil), dietas pobres em ferro e determinadas patologias.

Em geral, a quantidade de ferro presente na alimentação não é suficiente para suprir as necessidades no caso de anemia, pois o organismo humano possui uma reserva muito pequena deste mineral.

 

Avena sativa

A aveia é uma boa fonte de manganês e selénio, bem como de fibra, magnésio e fósforo.

 

O selénio é um elemento bastante útil na ação antioxidante, indispensável ao combate de radicais livres continuamente produzidos pelas reações metabólicas do organismo humano e envolvidos em inúmeras patologias.

Hordeum vulgare

A cevada é uma fibra insolúvel, rica em magnésio, selénio, fósforo, cálcio e ferro.

O fósforo é um componente essencial de muitos compostos importantes para o funcionamento do organismo humano.

Destacam-se os ácidos nucleicos (base do código genético) e a adenosina trifosfato (ATP) que é a molécula responsável pelo transporte de energia, envolvida em inúmeras reações do metabolismo celular.

 

Desempenha também um papel importante na formação da matriz mineral dos ossos.

 

A Fosfatidilserina é um fosfolípido presente na estrutura das membranas celulares, encontrado em maior quantidade no cérebro.

 

Contribui para a melhoria das funções cognitivas, aumenta a capacidade de concentração e memória, sendo importante nos casos de fadiga intelectual.

 

Os níveis de Fosfatidilserina tendem a diminuir com o avançar da idade.

Os Frutooligossacáridos são açúcares que não são metabolizados pelo organismo humano, sendo considerados pré-bióticos pois promovem, de forma seletiva, o crescimento de pró-bióticos (Acidophillus e Bifidus).

 

Os FOS exercem influência na função intestinal, por fermentação. Intensificam o crescimento de bifidobactérias (presentes na flora do intestino), contribuindo para a estimulação e fortalecimento do sistema imunitário, o aumento da absorção de sais minerais (melhorando a biodisponibilidade destas substâncias no sangue) e o aumento da produção de algumas vitaminas. Isto faz com que as vitaminas e minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo humano sejam melhor aproveitados, trazendo muitos benefícios para a saúde (nomeadamente ao nível da prevenção de doenças).

Please reload

bottom of page